Acabei de ler Macanudo # 1, o primeiro álbum do cartunista argentino Liniers publicado no Brasil pela editora Zarabatana.
Para uma análise completa e mais elaborada, infelizmente você vai ter que esperar até sexta na seção de resenhas do Universo HQ, mas já adianto que é uma compra certa, além de ser um excelente presente tanto para fãs tradicionais de HQ´s quanto para iniciar "não leitores".
Liniers é muito bom, e sua tira, Macanudo, publicada diariamente no jornal argentino La Nación é diferente de praticamente tudo que estamos acostumados.
Algumas pessoas podem cair na tentação de compará-lo com a nova fase do Laerte, contudo, são propostas diferentes, artes contrastantes, visões de mundo distintas. Em comum estaria o distanciamento do humor tradicional e o trabalho diferenciado com o "espaço" da tira.
Liniers é inteligente, sensível, reflexivo, cotidiano, surreal, metafórico, com um desenho estranho de cores belas. Não perca essa chance. Conheça Macanudo, você não vai se arrepender.
PS.: Update 31/10/08: Resenha no UHQ
3 comentários:
Parece ser bem interessante, vou dar uma conferida quando aparecer por aqui.
dá uma olhada nos sites dele. Com um conhecimento mínimo de espanhol (o meu é menos que mínimo) já dá para ter uma idéia de como é bom.
Estou na metade do Macanudo e já quero reler. É belo, sutil e encantador.
Postar um comentário