segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Blip, miniposts e dj´s virtuais


Já tinha lido sobre a Blip.fm no caderno Link do Estadão, contudo não dei muita bola. Ontem, incentivado pelo amigo Delfin que ataca como um dj linkado e interativo aos domingos da meia-noite às duas, me integrei nessa nova onda.

Confesso que apanhei para entender como funciona a brincadeira. Por incrível que pareça tem poucos settings, mas é difícil fazer funcionar continuamente como se deve, como uma rádio virtual. Enfim, são aquelas coisas que só fuçando e mexendo para entender. 


No geral funciona assim: pessoas fazem minipost e usam músicas disponíveis no Blip ou em outros links da internet e você pode "acompanhar" essas pessoas e ir ouvindo essas playlists. Vai juntando uma série de Dj´s virtuais que têm gostos parecidos com você e vai ouvindo essas músicas dos post. 

Você também pode fazer buscas por artistas, músicas, e ir ouvindo não só o que você gosta, mas outras coisas que pessoas que gostam do mesmo som que você também ouvem. Ou seja, volta na questão dos gostos correlatos e no prazer de descobrir coisas novas que te agradam. 

O visual da Blip lembra muito o Twitter, meu outro brinquedinho virtual favorito. Ele é um miniblog com posts de 140 toques. Os meus posts no Twitter, inclusive, podem ser vistos aqui na barra lateral do blog. 

Uma ferramenta interessante tanto do Twitter quanto da Blip - que agora o Blogspot copiou - são os "Seguidores". Você pode selecionar uma série de blogs para seguir e ter acesso no seu painel de controle aos últimos posts nesse blog. E se você segue publicamente esses blogs, serve como uma espécie de audiência informal. São ferramentas divertidas de conectividade que parecem não acrescentar muito, mas depois que a gente se acostuma, viram um vício virtual. 

Eu sei que eu não vou virar um DJ no Blip, não tenho paciência de fazer upload de músicas, nem tenho um acervo vasto no computador (sou antiquado, minhas músicas estão em cd´s). Mas, se interessar, me siga no Twitter e aqui no blogspot que estou sempre postando. E aproveite para conhecer a Blip e ouvir a seleção do Delfin!


Nenhum comentário: