sábado, 25 de outubro de 2008

Macanudo # 1


Acabei de ler Macanudo # 1, o primeiro álbum do cartunista argentino Liniers publicado no Brasil pela editora Zarabatana. 

Para uma análise completa e mais elaborada, infelizmente você vai ter que esperar até sexta na seção de resenhas do Universo HQ, mas já adianto que é uma compra certa, além de ser um excelente presente tanto para fãs tradicionais de HQ´s quanto para iniciar "não leitores". 

Liniers é muito bom, e sua tira, Macanudo, publicada diariamente no jornal argentino La Nación é diferente de praticamente tudo que estamos acostumados. 

Algumas pessoas podem cair na tentação de compará-lo com a nova fase do Laerte, contudo, são propostas diferentes, artes contrastantes, visões de mundo distintas. Em comum estaria o distanciamento do humor tradicional e o trabalho diferenciado com o "espaço" da tira. 

Liniers é inteligente, sensível, reflexivo, cotidiano, surreal, metafórico, com um desenho estranho de cores belas. Não perca essa chance. Conheça Macanudo, você não vai se arrepender.

PS.: Update 31/10/08: Resenha no UHQ

3 comentários:

Fernando Peres Farto disse...

Parece ser bem interessante, vou dar uma conferida quando aparecer por aqui.

Zé Oliboni disse...

dá uma olhada nos sites dele. Com um conhecimento mínimo de espanhol (o meu é menos que mínimo) já dá para ter uma idéia de como é bom.

Ricardo Malta disse...

Estou na metade do Macanudo e já quero reler. É belo, sutil e encantador.