quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Coisas que se passam quando se está vivo – Retrospectiva 2008

Hoje é 1º de Janeiro e acho que é um ótimo dia para relembrar as descobertas do ano que terminou. O Diego já fez um post bem legal nesse gênero, então muita coisa acaba sendo repedida porque, mesmo a distância, a gente convive muito juntos e acha legal mais ou menos as mesmas coisas.

Assim, nem adianta muito falar de Big Bang Theory, um seriado que a gente adora e que está muito ligado com essa nova visão que as pessoas têm dos nerds. Acho que não precisaria falar da Blip.fm. Falei bastante dela aqui no blog, você deve ter visto os links do blip rolando aqui na lateral do blog, integrado no twitter e no rodapé da página.

Uma coisa que dá para dizer do Blip e do twitter é que são formas diferentes de se comunicar na internet e que aprendi a gostar muito. Você passa mensagens curtas para várias pessoas, acompanha o que as pessoas estão dizendo durante o dia entre outras possibilidades que ainda estamos apenas arranhando.

A blip.fm tem um algo a mais que é a possibilidade de se ouvir e comentar músicas. É uma forma diferente de “consumir” música, livre, orgânica, rápida, genial. Eu adorei a blip, fiz várias descobertas e acho que tem muito mais a descobrir ainda. Para citar algumas coisas novas que tenho ouvido graças a blip, tem a Ida Maria, Spoon e Mendonza Line.

Se você ainda não entrou nessa onda, me visite aqui na blip e aqui no twitter, crie sua conta e passe a me seguir.

Ainda sobre internet, uma boa novidade foi o lançamento do navegador do Google, o Chrome. Ele é um software que a princípio não parece ter nada demais, mas com poucos dias de uso você se afeiçoa e se vicia em suas funcionalidades.

Voltando para a TV, acompanhei os destaques nacionais nos canais pagos: 9mm e Alice. As duas séries bem produzidas dão visões contrárias sobre São Paulo. 9mm é uma história policial, pintando o que a de pior em uma São Paulo dominada pela criminalidade e a corrupção, enquanto Alice tenta criar uma visão apaixonante e glamurizada da agitada vida paulistana.

É claro que eu tenho que falar de quadrinhos nessa retrospectiva, mas isso leva a uma outra descoberta estranha... Esse ano foi o ano que eu descobri os antidepressivos, os psiquiatras, a terapia os florais e uma porção de outras coisas que eu nem acreditava, mas que tem sido muito importante para me recuperar.

Por conta disso acabei lendo poucos quadrinhos esse ano. Até li muitas revistas mensais da Marvel, mas, infelizmente, fiz poucas descobertas.

Por sorte, voltei a ativa a tempo de fazer uma das descobertas mais importantes do ano: Macanudo de Liniers (inclusive, “Coisas que se passam quando se está vivo” é um nome do blog de Liniers).

Graças ao meu amigo Eduardo Nasi eu já conhecia há algum tempo o trabalho do Liniers. Desde 2007 ele vem falando desse grande artista argentino para a gente, mandando tiras, comentando a qualidade superior do trabalho do cara e dizendo como seria importante vê-lo publicado no Brasil. Infelizmente, como meu espanhol é muito rudimentar, me aprofundei muito pouco nas tiras dele nesse meio tempo e só vim a conhecê-lo bem depois da publicação da Zarabatana.

No final das contas, Macanudo foi a melhor leitura que eu fiz em 2008 e acredito que, mesmo que tivesse lido muito mais coisas diferentes como gostaria, ele continuaria com esse status.

Nossa, quase que me esqueço de dizer que esse também foi o ano que eu descobri Sandman, mas acho que bloqueei isso da memória porque leva ao triste fato do encerramento das atividades da Pixel.

Como sobre o Batman já falamos exaustivamente, acho que é isso até onde a memória alcança.

2008 também foi um ano com bons amigos como a trupe do UHQ, o Adriano de Avance Moreno, o Flávio da Banca 2000, o Diego (meu irmão de cultura pop), entre outros. Um ano com muito amor com a minha querida esposa.

E no final, 2008 passou, como muitos outros anos, as coisas importantes serão registradas e lembradas e as bobagens insignificantes levadas pelos.

Agora é hora de começar os projetos novos para 2009 e se prepare, porque eles são bem legais.

Um comentário:

Amalio Damas disse...

Que 2009 sja realmente muito bem, pra mim particularmente vai começar cheio de mudanças. Boa sorte pra vocês e que venham as novidades.