segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sete de Paus

Acabei de ler Sete de Paus, o romance policial de Mario Prata. Olha, não que eu esperasse menos, mas fiquei impressionado. 

Sabe, acho que um grande problema é que os jornalistas que resenham os livros focam em um ponto peculiar da história, algo que eles acham que se liga com a carreira do autor e falam só sobre isso. Então quando você pega o livro fica esperando aquilo que eles tanto falavam e se surpreende quando descobre que aparentemente eles leram dois capítulos do livro. 

O Estadão gastou resenhas inteiras para dizer que Mário Prata levou um detetive para o spa e, meu deus, isso é quase uma nota de rodapé da história que tem um bilhão de coisas geniais para serem comentadas. 

A grande sacada do livro é a narrativa. Já começa com o grande diferencial descrever os personagens em notas de rodapé. Cada vez que novo personagem entra em cena, o narrador puxa uma nota de rodapé e faz uma breve e bem humorada descrição que incluí até aspectos psicológicos ou segredo pessoais que não são muito relevantes, com toda cara de nota de rodapé mesmo ou anotação em relatório policial. 

Além disso, a certa altura da história o escritor do livro entra na trama, conhece seu personagem e passa a acompanhar o desenvolvimento das investigações, se interessando pelo caso para o seu próximo romance, que seria um policial.

Outra sacada legal é que diversas falas e partes do livro são recortadas na íntegra de clássicos da literatura policial. No final do livro tem até um posfácio relacionando todos esses trecho indicando os autores e falando um pouco sobre cada autor de romance policial. Ele também usa excelentes citações de romances policiais entre os capítulos. 

Enfim, para os fãs do gênero é um livro imperdível. Eu li em menos de uma semana (eu estou revezando com On the road), nesse tipo de leitura, sempre chega aquele ponto em que a curiosidade fala mais alto e nos obriga a ler sem parar. 

Leia aqui um texto sobre o gênero policial no Pop Balões.

Compre o livro na Cultura por este link. Se gostar do Mario Prata, recomendo fortemente James L.I.N.S. outro romance divertidíssimo dele. 


Nenhum comentário: