terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Avatar, o Último dobrador de ar

Está passando na Nicklodean a última temporada de O Avatar, o Último dobrador de Ar

Não lembro se já falmos dessa série, mas é algo muito legal. Se trata de um desenho animado americano com toda a cara de um animê que conta a história de um mundo dividido em quatro civilizações: A nação do fogo, as tribos da água, o povo da terra e os nômades do ar. Eles viviam em harmonia até que a nação do fogo atacou. 

A cada geração surge um ser poderoso chamado Avatar, capaz de dominar os quatro elementos e que deve ser respeitado por todos. Ele vai reencarnado em ciclo, cada vez em um elemento e, dessa vez deveria ser entre os nômades do ar. Para evitar que o avatar impedisse a guerra o Senhor do Fogo mandou matar todos os nômades do ar. 

O único sobrevivente foi justamente o Aang, o avatar, mas ele ficou desaparecido por cem anos. Quando ele desperta a guerra está em um momento crítico e, antes que o Senhor do Fogo adquira o poder absoluto, ele terá que aprender a dominar os quatro elementos e vencê-lo. 

Sei lá, um post é muito pouco para falar da série porque tem muitas coisas legais. Dois dos personagens mais interessante são o príncipe Zuco e seu tio. Os dois são renegados na nação do fogo e teoricamente próximos na sucessão do trono. Mas o tio é um sujeito que entende o verdadeiro sentido do mundo, do equilíbrio das coisas e isso vai ficando cada vez mais claro na história. 

Por mais que ele pareça tolo, leviano, fraco, é exatamente o contrário. Ele simplesmente optou pelo caminhou mais tranquilo, equilibrado e pacífico que segue e quer ensinar isso para o seu sobrinho. Algo que o príncipe só aprende no bem mais para frente da história, nesse meio da terceira temporada, quando decide se juntar ao Avatar, ensiná-lo a dobra de fogo e ajudá-lo a derrotar o Sr. do Fogo. 

Além de um grande história muito bem construida, o desenho é cheio de pequeno e belíssimos contos que se destacam entre os capítulos. Sem dúvida imperdível. 

O site http://www.mundoavatar.com.br faz um trabalho bem bacana reunindo informações sobre a série. 

A Livraria Cultura tem DVD´s da série, tanto nacionais, quanto importados. 

Nenhum comentário: