domingo, 4 de janeiro de 2009

Predadores 1 e 2

Outra coisa que eu estava louco para ler era Predadores e rapaz, isso fez valer o meu começo de ano! O Diego vinha me falando dessa história européia no decorrer do ano com muita empolgação e na hora de eleger seus melhores do ano ele não teve dúvidas de que deveria incluí-los. Agora que li, concordo plenamente. 

Predadores é uma série da editora européia Dargaud, escrita por Jean Dufaux e com arte de Enrico Marini.

Antes de falar sobre a história, deixe me falar um pouco sobre o meu encanto com a arte européia. Nossa, como ela é absurdamente superior a americana. Não tenho nem palavras para explicar quanto e como, mas ver os desenhos de Enrico Marini faz qualquer um querer sair desenhando. 

Tudo é fluido, perfeito, otimizado. Nenhuma linha está jogada a toa. O desenho é arrendondado, obedece todas as regras de acadêmicas de um desenho tradicional, mas incluí na composição dos personagens características puxadas do cartoon. Sem perder em nenhum momento o realismo e a riqueza de detalhes, ele é sutil, leve e acaba transpassando características inclusive psicológicas dos personagens pelo seu traço. 

Real, eficiente é um desenho genial que funciona perfeitamente na ambientação de suspense e ação da história sem perder em nenhum momento toda a sensualidade e sexualidade que se propõe a ter.

A história é outra grande surpresa. Ela alia elementos de uma boa história policial, com personagens muito elaborados, com toda uma trama complexa que revisita de uma forma bem original o mito dos vampiros. 

Na visão de Dufaux os vampiros perceberam que a luz não os afeta mais então decidem ampliar seus domínios e se tornarem uma sociedade secreta que domina a política, a economia e muito mais. Todos os humanos seriam controlados sem saber por essa sociedade que aos poucos vai se distanciando dos costumes de sua raça, perdem o gosto por sangue, tem seus poderes enfraquecidos e são marcados por um quisto que cresce atrás da orelha. É o preço que eles aceitam por ampliarem seus domínios da noite para incluir, também, o dia. 

Nesse cenário surgem dois assassinos em série, os Predadores, que começam a eliminar os grandes líderes dessa sociedade secreta, mandando uma mensagem sobre o fim desse reinado. 

Em uma época com o sucesso do Crepúsculo que coloca os Vampiros novamente em pauta, com certeza vale à pena conferir essa visão inovadora com arte fantástica. 

Visite a Banca 2000 para comprar com desconto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei Zé, faz sorteio dessas revistas aí ;-)

Unknown disse...

pede para o Diego, são deles essas rsrs 8´p