domingo, 23 de novembro de 2008

Marvel Apresenta 36 – Massacre Renasce

Eu não sei o que a Marvel tem na cabeça de desenterrar esses erros editoriais monumentais que a gente já tinha deixado quieto. Pra quê falar do Massacre?

Lendo a revista inevitavelmente eu viajei no tempo. Me lembrei da época em que eu ia na banca toda semana comprar Heróis Renascem da Abril, ia em uma banca que hoje em dia nem existe mais lá em Jaú. Eu tinha algo entre 16 ou 17 anos e já comprava essas coisas por puro vício. É impressionante como eu me lembro de como eu achava tão ruim isso.

Na época a Abril tinha os pacotes de assinatura e minha mãe pagava para mim o chamado pacote Marvel, mas, as únicas coisas que não vinham no tal pacote eram Heróis Renascem. Como eu não acessava o Universo HQ, só ouvia “notícias” de quadrinhos quando o Diego me contava algo que alguém contou. Então comprava essa porcaria porque eu lia tudo do Universo Marvel e não poderia deixar de ler só essas minisséries, afinal, vai que uma hora elas se interligam com tudo e eu não vou entender (mais ou mesnos a mesma coisa que eu faço hoje).

Quando eu ia imaginar que a Marvel ia jogar toda essa porcaria para debaixo do tapete (ainda bem que fez isso na verdade). Pelo menos esse conhecimento acumulado serviu para uma longa resenha que eu fiz sobre essa revista que deve sair sexta no UHQ (depois eu atualizo o post com o link).

Enfim, voltando para a revista. Acho que nem preciso falar muito dela, Jeph Loeb e Rob Liefeld homenageando uma década de Massacre Marvel, Heróis Renascem, Heróis Retornam. Só digo o seguinte, olhe bem as imagens. O roteiro é tão bom quanto os conhecimentos de anatomia e proporção básica de desenho. 

Ah, uma coisa interessante que o Diego lembrou: foi bem durante a publicação de Heróis Renascem que a Marvel abriu concordata. Não sei se você lembra mas na época houve toda uma dúvida se seria o fim da editora e tudo mais. Chegou a dar medo.

(Repare nos desenhos como as pernas de Wanda são absurdamente longas em relação ao seu corpo, ao passo que o Hulk tem o braço desproporcional)

Nenhum comentário: