sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Marvel Action 17


Essa mistura de violência, suspense e limitações de poderes do herói urbano como o Demolidor funciona e forma impressionante.  O segredo obviamente está no equilíbrio dos elementos e em um roteirista habilidoso. Mas, a mortalidade do personagem, sua fragilidade e sua relativa falta de mobilidade dão um toque todo especial. 

Pegue por exemplo alguém que voa. Se ele sabe que a esposa está com problemas do outro lado da cidade ele sai voando e, mesmo que chegue um segundo atrasado, estará lá rapidamente. O Demolidor não. Terá um longo e tortuoso caminho correndo, saltando, ouvindo gritos, sussurros tudo sem poder fazer nada. 

Isso abre tantas possibilidades para o personagem que e surpreendente. É claro que nada disso tira o mérito de um bom roteirista e desenhista, pois sem eles, nada se salva. 

O Pantera Negra, por exemplo, com vários elementos interessantes agora que virou uma extensão do Quarteto Fantástico está bem sem graça. O único atrativo dessa edição é continuar diretamente a minissérie Marvel Zombies do ponto em que ela parou. Para quem leu e gostou a da mini, pode ser um belo atrativo. 

Finalmente em Justiceiro: Diários de Guerra vemos aquelas coisas que parecem que não combinam, mas dão certo: o traço Ariel Olivetti e a revista, o ex-vilão nerd Stuart Clark e o Justiceiro. Agora o que pra mim nunca vai fazer sentido é essa admiração pelo Capitão América que o Fraction quis montar. 

Eu sei que ele construiu direito toda a história, justificou tudo, mas eu não gostei. Simples assim. Para mim não colou. Justiceiro e Capitão América para mim são dois espectros distantes do militar, um está no pôster de recrutamento e o outro está no campo comandando as operações. Não rola.

Um comentário:

Amalio Damas disse...

Concordo sobre Justiceiro e Capitão, principalmente depois da mini de "origem" escrita por Garth Ennis. A questão toda é, Joe Quesada se reuniu com Fraction e mandou: "Vamos matar o Capitão América e para alavancar as vendas da revista você deve criar uma ligação entre os dois."