terça-feira, 20 de maio de 2008

Arte-Final

Tem gente que pensa que o trabalho de um arte-finalista se resume a cobrir com tinta os desenhos feito a lápis por um desenhista, agora, quem conhece um pouco de arte, principalmente à ligada as revistas em quadrinhos sabe que um arte-finalista pode tanto salvar como acabar com um desenho.

Esse assunto me chamou a atenção quando estava lendo Os Novos Vingadores, que tem desenhos de Lenil Yu. Em Vingadores a arte dele é suja, cheia de hachuras que deveriam formar um sombreado mas acabam formando um desenho com muitos excessos e o resultado é pouco agradável visualmente. Se ele tivesse um arte-finalista que preservasse os excelentes contornos dele os valorizando e buscasse uma solução diferente para as sombras, aliviando o desenho o um resultado criado seria fantástico.

Na contra-mão disso temos Scott Kolins, um artista que eu gostava muito por seus efeitos de sombra e seu desenho cuidadosamente "sujo". Quando ele tinha bons arte-finalistas, como na fase em que ele fazia o Flash, sua arte era sem igual. Eles sabiam valorizar seus contornos e preservar seus efeitos de volume e movimento. Infelizmente, desde que ele foi para a Marvel tem pego arte-finalistas que acabam com seu trabalho e, para que o conhecia de outros tempos, fica a impressão que ele ficou preguiçoso ou até desleixado.

Nenhum comentário: