terça-feira, 20 de maio de 2008

Sintese e Crítica

Estou atrasado com a postagem de hoje, mas é porque eu estava atualizando o site e, lá está a atualização.

Hoje entrou um texto que eu achei bem bacana do Homem de Ferro. Originalmente eu fiz esse texto para integrar uma matéria que sairia no UHQ. É uma matéria muito extensa, escrita pelo incomparável Sérgio Codespoti que, entre diversas outras habilidades é um especialista em super-heróis da Marvel.

Como a matéria dele ficou muito extensa e, por sinal extremamente completa, o Sidney, na hora de editar, usou apenas alguns trechos do meu texto para não ficar repetitivo. Assim eu aproveitei a íntegra do texto e pedi para o Diego dar uma adaptada para o nosso site.

Quando eu estava colocando ele no ar fiquei com uma certa dúvida se se enquandraria na nossa seção de mátérias ou de personagens. Até agora temos focado as seções de Personagens e Artistas em biografias resumindo o principal da história editorial do sujeito em questão.

Contudo, isso que parece algo fácil de fazer é no fim um trabalho extremamente exaustivo de pesquisa e reunião de dados que tem sua importância, mas não deveria ser o nosso foco.

A idéia do Pop Balões sempre foi ser diferente e, para ser diferente, não podemos ser uma Wikipédia e nem podemos querer concorrer com especialistas como o Codespoti e o Naranjo (que faz o museu dos quadrinhos no UHQ).

Assim, com esse texto do Homem de Ferro eu queria marcar uma nova fase para essa área de Artistas e Personagens. Acredito que seria mais interessante para nós que fazemos o site e para você que lê que fizessemos um trabalho de síntese e crítica.

Ao invés de detalhar toda a vida do personagem ou autor, mostramos pontos marcantes, detalhes interessantes e refletimos sobre esse elemento. Se o leitor quer informações detalhadas podemos apontar matérias excepcionais que usamos como referência, como nesse caso é a do Codespoti sobre os 45 anos do Homem de Ferro.

Agora, aqui no Pop Balões, você vai encontrar algo que só pode encontrar aqui, uma reflexão minha, do Diego e dos nossos colaboradores sobre diversos temas de quadrinhos e cultura pop.

Espero que você goste, espero que reflita conosco e, quem sabe, se tiver interesse que se torne um dos nossos colaboradores mostrando sua idéia para os outros leitores.

É isso, boa noite e boa sorte.

PS.: As duas imagens ilustrando tanto o post como o texto marcam bem algo que eu falei na resenha do filme do Homem de Ferro sobre o visual do filme ter sido tirado quase na íntegra da versão mais digital criada para o personagem por Granov. Para o artista isso deve ter sido uma espécie de consagração pois, dentre todas as armaduras já feitas para o Homem de Ferro a dele foi escolhida talvez por ser a que mais se pareça factível, por ter um design que pareça tecnologicamente viável para um traje de combate como o de Tony Stark. E, venhamos e convenhamos, foi uma decisão bem acertada dos produtores.

Nenhum comentário: