Este é um assunto que o Eduardo Nasi saberia discutir melhor do que eu, mas fiquei perplexo ao ler no caderno de Esportes da Folha de ontem (24/02/2008) a história do ex-jogador de futebol Noventa, que hoje vive nos Estados Unidos e move um processo contra a Nike, alegando que a empresa teria batizado uma linha de artigos esportivos com seu nome sem consentimento.
A justiça norte-americanca vem dando vantagem para a multinacional, mas impressionante é o sistema usado para verificar se o ex-jogador teria sua imagem usada indevidamente ou não: uma "aprofundada" pesquisa no Google para medir a fama de Noventa. Com base nos pouquíssimos resultados encontrados, a Nike concluiu que ex-jogador, que já atuou ao lado de Tostão no Atlético Mineiro, é praticamente um desconhecido e não uma "lenda-viva do futebol", como alega sua advogada norte-americana.
Na hora em que li a matéria já imaginei como a ironia poderia surgir, com uma avalanche de citações ao caso feitas pela nação de internautas brasileiros (de certa forma, até estou colaborando com isso agora...). Aposto que em breve algum fã trate de abrir um verbete na Wikipedia para ajudar a fazer justiça e tornar Noventa realmente famoso.
E é esse o ponto. Será que um meio tão volúvel quanto a internet pode servir de base confiável para uma verificação como essa? Mais do que isso: faremos disso precedente para transformar o Google na voz de Deus?
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