terça-feira, 27 de abril de 2010

Battlestar Galactica

Vamos tentar de novo.

Esses tempos assisti a excelente série Battlestar Galactica (o remake). É um tanto difícil definir a série que faz uma releitura de um clássico de Sci-fi para TV.

A Galactica original foi produzida com refugos de Star Wars e, apesar dos poucos recursos tecnológicos da época, conseguiu impressionar muita gente.

A nova versão até poderia contar com mais recursos - tanto financeiros como tecnológicos - mas acaba acertando em cheio ao se ater ao básico.

Sem exageros, sem forçadas de barra para produzir um espetáculo visual a série se sustenta com uma trama muito boa e atores que caíram muito bem para o personagem como Edward James Olmos no papel do líder militar da Frota Estelar, Coronel (posteriormente Almirante) Adama.

A trama principal da série é a sobrevivência dos últimos humanos após o ataque dos Cylons - robôs criados pelos humanos que evoluíram e agora possuem modelos que, inclusive, se parecem com os humanos.

Os humanos sobreviventes têm que abandonar seu lar nos sistema planetário conhecido como "As Doze Colônias" e parte para o espaço em busca de uma lendária 13ª Colônia de localização desconhecida: a Terra.

Interessante notar que não é uma série sobre grandes explorações espaciais. O espaço e as naves são o cenário onde se desenvolve a história, contudo não espere encontrar alienígenas estranhos. Aparentemente os únicos viajando por aí são os humanos e sua criação que se voltou contra eles: os Cylon.

Vale a pena ver Battlestar para acompanhar as discussões políticas, religiosas e científicas desenvolvidas nos episódios. Vale também por episódios com muita ação e tensão, como "33 minutos" logo no começo da série e o Motim que desenrola na última temporada. E, é claro, impossível não viver aquele suspense ao descobrir quem é ou quem não é um Cylon infiltrado na Frota Estelar.

De cabeça não vou conseguir reproduzir duas das minhas falas preferidas de Adama, mas é algo mais ou menos assim:

1- A presidente pede para os militares passarem a policiar as naves, já que eles são os únicos com o treinamento necessário.
Adama: ... A função da polícia é servir e proteger o povo e a função do exército é combater os inimigos do povo. Quando os militares passam a agir como policiais a situação tende a ficar confusa e o inimigo pode passar a ser o povo.

2- Uma personagem Cylon pergunta para o Adama após ele lhe dar uma missão muito importante: Como o senhor sabe que pode confiar em mim?
Adama: Eu não sei. E isso é que realmente é confiar.

------------
Leia também sobre a série original nesse completo texto do Adriano no Pop Balões

Um comentário:

Fernando Peres Farto disse...

Legal a referência a Santa Ceia nessa foto :D