terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A voz da inexperiência


Quando montamos o site não sabíamos nada de nada. Construímos o site na unha, e fomos aprendendo com os erros. 

Hoje estou terminando de consertar um desse erros. Uma coisa difícil quando se começa é escolher um bom provedor para hospedar o site. Ele tem que ser ao mesmo tempo barato e passível de te comportar caso você expanda. 

Obviamente a gente não conhecia medidas básicas como consumo de banda e espaço em disco, não tínhamos a menor noção do que o Pop Balões ocuparia ou gastaria. O quanto cada visita custaria efetivamente para a gente. 

Em um primeiro momento, tudo parecia muito barato, muito simples. Então contratamos essa empresa, a Mega Hospedagem

Depois de um ano de site, mensalmente, além do plano de hospedagem, tínhamos que depositar uma quantia para essa empresa ou eles nos desligavam. O problema é que você não tinha como saber quanto exatamente, e, muitas vezes, era um valor bem pequeno, algo em torno de um a três reais, valores que você nem consegue fazer um depósito ou transferir. 

Assim, essa empresa desonesta, que presume que todo mundo é tão desonesto quanto ela preferia desligar o site a cobrar junto com um próxima fatura um valor pequeno. 

Fora esses problemas, tinha uma dificuldade absurda de me comunicar com a empresa. Eles não tem contato telefônico, então você sempre fica na dependência da boa vontade de eles te responderem e-mails, algo problemático quando seu site está fora do ar e você não quer isso. 

Enfim, cansado desse stress constante que era a Mega Hospedagem na minha vida (cheguei a falar disso aqui no blog) mudei para a Insite (essa pelo menos tem atendimento via telefone, não imaginam como isso faz diferença). 

O problema é que novamente minha inexperiência falou mais alto, quando mudei para a Insite, achei que tinha ido com tudo para lá, somente agora, um ano depois que descobri que a Mega Hospedagem detem o domínio do Pop Balões e tirar isso das unhas dela é bem difícil... 

Mesmo assim a Insite fez todo o processo de transferência (o que acabou atrasando a atualização esses dias pois fechou o ftp do site) e no final só faltava a autorização da Mega Hospedagem. A insite enviou um e-mail para eles 23/01 pedindo para autorizarem a transferência, eu enviei um no mesmo dia pedindo também para autorizarem a transferência, mas eles ignoram. 

Só hoje eu entendi porque. A Mega Hospedagem, além de incompetente é uma empresa desonesta ao extremo. 

Eles esperaram até hoje, quando vencia a anuidade do domínio registrado por eles e lhes daria direito de congelar o domínio e fizeram isso, parando todo o processo e tirando o site do ar. 

Os canalhas filhas das putas me fizeram pagar R$ 29,90 para "descongelar" o domínio que eles deveriam ter liberado para outra empresa. 

Ou seja, duas conclusões importantes: nunca, nunca mesmo contrate essa coisa chamada Mega Hospedagem, vai sair caro, vai dar dor de cabeça e eles são desonestos. 

Segundo: pesquise bem antes de contratar um provedor, tente entender o que significa cada serviço oferecido, principalmente cada custo adicional. Dê uma busca no google com o nome do provedor para ver se acha elogios, reclamações. Fuja daqueles que limitam os canais de atendimento. Por mais que você prefira sempre mandar um e-mail, na emergência, o atendimento on-line ou via telefone é vital. Converse com alguém que já passou por isso (eu já passei, converse comigo =-)

É isso, deixa eu voltar para atualização do site...

Um comentário:

Amalio Damas disse...

É isso aí, temos que denunciar os desonestos. Eu mesmo trabalhei três anos ao lado de um cara que me chamava de amigo e só depois descobri o que ele realmente queria, subir na vida as custas dos outros. Mas é caindo que a gente aprende a levantar.