segunda-feira, 10 de novembro de 2008

DC Apresenta # 5 - Espectro

Depois que eu voltei a ler quadrinhos estava relutando um pouco a ler quadrinhos de heróis. Da Marvel eu ainda tenho umas pendências com resenhas que estou matando aos poucos, então não posso encarar isso ainda. O que é uma vantagem já que estou muito atrasado com a DC, para vocês terem uma idéia a revista que eu li ontem é a DC Apresenta 5 de Setembro de 2007.

Uma história bem legal, aliás. Tenho uma crítica um pouco pesada a ela pela ordem que foi publicada no Brasil. A Panini se desorganizou a tal ponto que o final da excelente série Gotham Contra o Crime fosse revelado logo nas primeiras páginas dessa revista publicada meses antes (e, vamos combinar, as favas com a cronologia, Gotham contra o Crime é muito mais legal que a Crise Infinita).

Independente disso, em DC Apresenta 5 conhecemos melhor o novo hospedeiro de Espectro. Isso já tinha sido revelado em Crise Infinita, então a coisa já estava desandada de qualquer forma. Ele é Crispus Allen, um dos policiais da série Gotham contra o Crime que é assassinado por Jim Corrigan, um policial corrupto, curiosamente com o mesmo nome do Espectro original.

O Espectro é um personagem complicado porque ele não é exatamente um herói, nem um ser mágico, ele é um executor da vingança divina. Toda vez que se mexe com deus a história torna-se muito complexa porque, ao mesmo tempo em que se tem uma série de tabus a se respeitar, praticamente não existem limites para trabalhar.

Particularmente não gosto do fato do Espectro estar ligado a deus. Ele poderia muito bem ser um espírito mágico da vingança ou coisa assim, mas quem sou eu para falar. No geral a revista vai bem, principalmente pela arte que é bem fluente.

O que acaba valendo no final é a republicação de uma história de 1940 da revista More Fun Comics mostrando a origem do primeiro Espectro. É bem legal poder ver esses quadrinhos de heróis antigos em sua arte e roteiro originais e ver como tudo era trabalhado tão diferente. Obviamente uma revista assim não sobreviveria hoje, mas para época deveria ser genial. 

Um comentário:

Amalio Damas disse...

O mais legal ainda é lembrar que o Espectro é uma criação de Jerry Siegel, uma das poucas que deu certo além do Superman.