quinta-feira, 16 de outubro de 2008

As maravilhas do País dos Petralhas


Esse país é bem engraçado. Quando estávamos há uma semana antes da eleição alguns jornais e revistas foram processados pela Justiça Eleitoral por publicarem entrevistas com possíveis canditados a prefeitos sob  acusação de favorecimento dos mesmos. Essas entrevistas, que em sua maioria falavam de assuntos diversos das possíveis campanhas, sendo favorecimento ou não foram entendidas como crime eleitoral grave e tanto os políticos como a imprensa foram severamente multados. 

Me lembro de ter ficado, e ainda ser da mesma opinão, a favor do Estado de São Paulo, que alegava que os jornais e revistas, meios pagos de comunição, não só tinham o direito, como era quase uma obrigação dele tomar uma posição, já que o seu leitor não só compra uma notícia e um jornalismo objetivo, mas adquiri um diferencial que é a opinião editorial do jornal. Aliás, vamos combinar, se todos fossem objetivos e seguissem à risca as regras não teríamos jornais e revistas com coberturas tão díspares.

Enfim, tudo isso para dizer que esse país é engraçado, porque digamos que o Alckim dedicasse mais tempo a sua carreira de médico e descobrisse uma nova anetesia que lhe garantisse uma premiação internacional uma semana antes de uma eleição, ele não poderia ser entrevistado nem por um semanário de anesteologistas? Ou que o Paulo Maluf praticasse engenharia e fosse responsável por um projeto de ponte entre o Brasil e a África, também seríamos a única mídia no mundo a não entrevistá-lo?

Agora, o Presidente do Brasil viajar o mundo todo e fazer discursos internacionais dizendo "pode escrever: a Marta vai ser a nova prefeita de São Paulo", isso pode? Quando que a gente tirou a liberdade de um jornal de bairro de manifestar uma opinião, mas garantiu para o Presidente, que representa tecnicamente a maioria dos votantes do país, o direito de indicar em quem ele acha que nós devemos votar?

É o tipo de coisa que temos que ficar de olho, porque se o cara não consegue hoje via manipulação da opinião pública, ele pode querer conseguir amanhã através de um grande golpe ou coisa pior.

Ainda falando sobre como tudo isso é engraçado, a Marta na segunda-feira disse que ficou sabendo da propaganda que agredia a vida pessoal do Kassab e que não tinha conhecimento de que a equipe de Marketing iria fazer algo assim. Ontem ela disse que somente na quarta-feira ela viu a propaganda. Ou seja, assim como o presidente, ela não sabe de nada, não sabe nem quem é o marketeiro e está pedindo encarecidamente para a população que se conhecer essa pessoa que passe o telefone para ela prontamente pedir para tirar a propaganda do ar, porque ela está descontente. Tão descontente que falou sobre isso na segunda e até agora a propaganda continua.

Como se não bastasse os desacertos dessa gente, quem acompanha o CQC sabe que o PT só gosta de responder as perguntas que interessam para eles e bloqueiam ao máximo esse programa. Até aí, tudo bem, é uma estratégia e. boa ou má, em um momento desse temos que respeitar, contudo Danilo Gentilli foi fazer a cobertura de uma carreata da Marta Suplicy e ele foi agredido fisicamente pelos seguranças da canditada, com extrema violência e, inclusive, ele incitaram a população que acompanhava a carreata a linchar o repórter e a sua equipe. 

Espero que o CQC possa mostrar a matéria segunda-feira, porque provavelmente nesse meio tempo o PT está se articulando para evitar que esse vexame passe na TV.

PS.: Declarei meu voto no primeiro turno, não tem porque não declarar aqui, não gosto do PT, acho que não é a melhor opção para São Paulo e torço para que o Kassab ganhe, contudo, não vou votar nele porque ele é candidato pelos Democratas, ou seja, PFL, ou seja... mais um daqueles motivos porque a política não vale a pena nesse país. Espero que o Kassab ganhe, mas independente disso, meu voto tem que ser coerente comigo mesmo, então será nulo.

Um comentário:

Amalio Damas disse...

O poder corrompe e o poder absoluto, corrompe absolutamente. Parece clichê, mas é real. Essa atitude de Rainha da Inglaterra da Marta Suplicy, vai acabar com as suas chances, ela acha que chegou num patamar no qual pode tudo, inclusive essa perseguição contra o CQC. Eu acho que eles não vão tentar impedir nada, porque acham o CQC irrelevante, mas também acham que eles estão passando dos "limites" e impedem o trabalho deles. O CQC só sai do ar por força política, através dos anunciantes ou da cúpula da emissora, coisa que o PT deve estar articulando, assim como o Aécio Neves fez com o Kajuru. Pra mim, nem Marta, nem Kassab, nem Obama, nem Osama, acho que a solução para a humanidade é a bomba atômica, mas como essa é uma opinião humana, também é passível de falha.