segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Às vezes, não dá para agüentar nem um dia a mais

Vou fazer um post sobre quadrinhos antes que mais niguém se lembre que esse blog é ligado ao site Pop Balõesque fala sobre quadrinhos e cultura pop e não sobre mau humor e férias.

Nesse post estou comentando um dos tais spoilers, que falam sobre coisas que ainda não saíram no Brasil, mais especificamente sobre o futuro (presente nos EUA) do Homem-Aranha, se você não quer saber disso, pare de ler ou não diga que eu não avisei.

No final do ano os fãs do aranha tiveram a confirmação de uma notícia bem difícil de engolir. O fim da saga One More Day “resetou” a cronologia do Aranha. Com uma justificativa bem melosa e chinfrim sobre a não existência de um amor puro como o de Peter e MJ ser um forte golpe no ego de Deus, Mephisto deu a opção para o Peter de salvar a Tia May, que tomou um tiro como uma conseqüência da Guerra Civil, desde que ele permitisse que o tempo voltasse e o ele nunca tivesse se casado com MJ.

Ou seja, os último 20 anos de história do Homem-Aranha simplesmente não existem mais, uma vez que ele, obviamente, optou por salvar a Tia May, tão cheia de vida e com tanto pela frente.

Sei lá, como fã do aranha acho isso muito triste.

Já tentaram dar fim na MJ de várias maneiras. Até mesmo logo depois do casamento dos dois poderiam ter matado a personagem, se quisessem, naquela fase em que o Caesar rapta ela e a esconde debaixo do nariz do Peter.

Poderiam deixá-la morta quando o Hulk destruiu o avião onde ela supostamente estava... mas não ... tem que ser de uma forma tosca ...

Além de toda a situação forçada o que vem a seguir vai cair naquela coisa de o que aconteceu o que não aconteceu; terá um bilhão de problemas cronológicos e um caminhão de outros enroscos porque o personagem esteve muito interligado com toda a marvel e isso não pode ser ignorado.


Como fica a guerra civil se o aranha não revelou a identidade? E os novos vingadores? E a saga do clone? simplesmente nunca existiu como todo mundo faz de conta? vão recontar todas essas drogas?
Quem é esse novo aranha sem tudo isso? a versão millennium mais velha no universo normal?

Quer saber, na boa, mesmo que descobrirem o novo melhor escritor da nossa geração, com o melhor desenhista do planeta, mesmo que as histórias sejam excelente e mereçam nota 10 ou até mais, cara... tudo isso poderia ser feito sem apelar desse jeito...

A grande verdade é a seguinte: os editores e os roteiristas de hoje são medíocres demais para pegar uma situação e trabalhar com ela. Então eles dão um passo maior que a perna, fazem algo chocante como Peter Parker revelar que é o Homem-Aranha e depois não sabem mais como trabalhar isso e a única saída é desfazer tudo.

Sou fã do aranha e vou ler até o fim, mas se era para fazer isso, mata logo o personagem e começa algo novo, ou cria uma nova versão algo como This Time is Real Ultimate Spider-man (TTIR Spider-man), mas não venham dizer que essas história que vão sair agora são do Homem-Aranha “oficial”, porque não vai colar.

2 comentários:

Leandro disse...

É verdade que existem vários roteiristas e editores (nesse caso específico, editores) medíocres, que não sabem o que fazer com os personagens que têm em mãos. Mas não acho que esse seja o caso do Aranha. Vejo aqui uma decisão arbitrária, baseada no que uma pessoa acha que é o melhor. Uma pessoa que, acontece, está no cargo mais alto no que diz respeito aos rumos que as vidas desses personagens podem tomar.
Concordo com vc no que diz respeito à forma como a coisa foi feita, porque é uma decisão que invalida qualquer história em quadrinhos da Marvel. Quer dizer que não importa o que aconteça, de agora pra frente tudo pode ser resolvido com Mefisto abanando sua varinha de condão?
Ao falar sobre a arte de escrever, Stephen King disse: vc pode escrever sobre o que quiser, contanto que o que vc fale seja verdadeiro.
A Marvel acabou de tirar qualquer vestígio de "verdade" de suas histórias.

Uma pena.

Abraços,
Leandro

Anônimo disse...

Bem.. e o Dr Estranho..nao teria como intervir nesta historia, afinal é Magia...e na saga dos Vingadores (a queda) ele falou que existia gente brincando com a magia...enfim o Quesada é um idiota...estão jogando a Guerra Civil e a questão dos Skrulls no lixo....