terça-feira, 30 de outubro de 2007

O Brasil da Copa

Neste nosso país paradoxal, até a escolha para sede da Copa do Mundo de futebol de 2014 torna-se controvérsia. Tudo porque este esporte que já é oficialmente considerado patrimônio nacional vem sendo completamente deturpado, ainda mais em tempos recentes.

Antes de qualquer coisa, faltou espírito esportivo até nesta eleição. O acordo entre os países sul-americanos para deixar o caminho livre para o Brasil fez a FIFA decidir acabar com o rodízio entre os continentes na escolha para país sede do mundial. Além disso, ganhar por W.O. não tem graça e não prova a superioridade do vencedor.

Se fosse pelo evento em si, tudo bem. Praticamente todos os países que sediaram a Copa e as Olimpíadas recentemente tiveram que passar por grandes obras de modernização e adaptação de sua infraestrutura, de modo que o Brasil não seria exceção.

Mas a experiência recente com o Pan do Rio de Janeiro - um evento esportivo bem menor do que uma copa do mundo - mostra quantas irregularidades podem acontecer. Ainda mais com as disputas políticas que começam a acontecer pela escolha das 12 cidades que vão receber os jogos, o que envolve dinheiro dos governos estaduais e federal.

Em um ano cheio de escândalos no futebol (da parceria Corinthians-MSI à suspensão da bandeirinha Ana Paula) e com o Campeonato Brasileiro de pior qualidade dos últimos tempos, essa é uma notícia que acaba sendo vista com desconfiança, por mais que a Rede Globo tente pintar tudo com cores bonitas, com as comemorações que só eles viram e ouviram.

E graças às tantas semelhanças que o esporte tem com a política, o final deste post não poderia ser mais clichê: o que o cidadão-torcedor pode fazer em relação aos dois?

Nenhum comentário: