sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Netmovies - 30 dias e 37 filmes depois

Tem algum tempo que eu vivia um dilema com a TV a cabo. Gostava do fato do fato de ser algo praticamente “encanado” fluindo para a minha casa com uma certa dose de aleatoriedade.

Ali eu tinha a oportunidade de ver filmes que parecem ruins, que não chamariam a atenção, pois eles estão ali, passando na sua frente, incluídos em um valor que você já pagou.

O problema disso tudo é que é um serviço muito caro, baseado em reprises e que, aos poucos tem caído de qualidade. Enfim, por várias razões resolvi reduzir drasticamente a TV a cabo para um pacote básico e assinar um serviço de locadora virtual como da Netmovies.

A proposta deles é que, por um valor fixo mensal você pode ter sempre uma quantidade X de filmes na sua casa. Você pode tanto ficar com os filmes o tempo que quiser, quanto trocar todos os dias. Os filmes são trocados diretamente na sua casa, por um motoboy e seguem mais ou menos uma lista que você cria.

Eu acabei optando por um plano de 2 DVD´s em casa e fiz quase todas as trocas possíveis assistindo em um mês a quantidade surreal de quase 40 DVDs.

A graça desse serviço está no fato de que, com um valor fixo você se permite se aventurar por filmes pouco conhecidos, por aqueles clássicos que sempre quis ver e diversas outras coisas que você acaba não buscando em uma locadora tradicional. Eu, particularmente, no tempo que alugava filmes sempre que o dinheiro pago pela locação valesse a pena, então nunca me arriscava, sempre ia atrás de filmes que tinha certeza absoluta que iria gostar. Nesse esquema já consigo me desprender e pegar várias coisas diferentes.

Aliás, uma das vantagens da Netmovies e o seu acervo gigantesco. A empresa conta com milhares de filmes, séries – inclusive nacionais – dá a impressão que tentam adquirir tudo que sai em DVD, tanto que no acervo consta alguns vídeos para adestramento de cães.
A alardeada vantagem do motoboy que vai até a sua casa, pra mim não é tão relevante. Eu até preferiria que existissem algumas lojas físicas onde a gente pudesse ir devolver o filme e escolher o próximo, os tais dvd´s clube que parece que se extinguiram.

O problema de ser uma empresa 100% virtual é a forma que você escolhe os filmes. Você pode fazer uma lista gigantesca, mas dificilmente sabe que filmes receberá. Os dvd´s são classificados em “espera longa, média, curta e disponíveis” – algo que não é muito claro no site, mas que com o tempo você percebe é que esses não são exatamente marcadores de tempo de espera e sim medidores de quantidade de procura daquele título.

Imagino que esses marcadores de espera devem apavorar os clientes que acabam de assinar. Eu mesmo fiquei encanado com a quantidade de filmes em “espera longa”.

A técnica que eu tenho usado é ordenar os filmes que quero ver pelo tipo de espera - iniciando na mais longa até a disponível. Assim, o sistema privilegia a entrega desses filmes de “espera longa” me dando a oportunidade de vê-los sem esperar tanto e, quando eles não estão disponíveis a busca vai descendo até algum título disponível.

Isso funciona na maioria dos casos – salvo grandes lançamentos, Gran Torino, por exemplo, é o primeiro da minha lista desde que eu assinei e até hoje não o recebi.

Mas no geral não me importo muito com isso, gosto dessa aleatoriedade do sistema deles, afinal, de uma forma ou de outra, virá sempre um filme que você quer ver – não necessariamente na ordem que você quer, mas não é algo que você não pediu.

Nesse esquema assisti vários filmes clássicos, filmes argentinos, séries que sempre quis ver (Lost e 24hs) e até alguns lançamentos mais alternativos.

No geral acho que é um serviço muito interessante, de preço justo, que tem suas falhas como todas as empresas, mas que vale a pena. A Netmovies é o mais próximo que se pode encontrar de entretenimento servido no esquema "rodízio". Isso acaba fazendo dela o melhor canal a pago que você poderia ter.

Das falhas, a maioria acredito que sejam questões tecnológicas do site e também um pouco de falta de clareza nas informações. Talvez um ou dois tutoriais em vídeo ajudariam muito a reduzir o “pânico” inicial que o cliente sente - afinal, esse não é um serviço comum, que todos já sabem de cara como usar bem - acho que hoje a netmovies só tem dois concorrentes que seguiram o seu rastro.

As melhorias necessárias são mais para o crescimento da empresa em si do que para os clientes. Elas tornariam o serviço mais compreensível e reduziriam o número de “chamados” que o cliente tem que fazer para o site.

PS: Há uma semana a Netmovies lançou um serviço chamado Live, que você pode ver alguns filmes diretamente na tela do computador. Ainda não foi explicado os limites para os clientes, mas para quem gosta de assistir filmes no computador é uma boa opção. Eu prefiro assistir TV, na TV. É uma pena que isso parece que está caminhando para extinção e, um dia, o único entretenimento da casa será o computador.

PS2: Por mais que tenha gostado da Netmovies se algum dia uma locadora do bairro passar a funcionar nesse esquema de assinatura, eu certamente trocaria o site por uma loja física. O que posso dizer... por mais que goste de tecnologia, em alguns aspectos sou bem antiquado.

PS3: A netmovies está no twitter (@netmovies) e "tweeta" um apanhado de links bem bacanas com notícias de cinema.

2 comentários:

Ouvidoria NetMovies disse...

Olá,

Agradecemos pelo post, é essencial acompanharmos o feedback de nossos clientes com relação ao serviço.
Como sempre, ficamos a disposição.

Obrigada.

Amalio Damas disse...

O mais interessante neste serviço, analisando comercialmente, é que alguém está tentando desenvolver alternativas para a sobrevivência de um comércio em extinção, a vídeo-locadora. Não sei se movido pela nostalgia, mas quando passa em frente a algumas locadoras, fico consternado com a iminência do fechamento de algumas delas. Eu também prefiro ir a uma loja física e escolher os filmes, esse hábito já está impregnado na minha mente. Mas sei que cedo ou tarde, as locadoras serão como as lojas de vinil, meia dúzia para alguns fanáticos.