sábado, 13 de junho de 2009

Harry Potter vai fazer parte da sua vida

O site O Esquema está fazendo uma série de textos interessantes sobre Harry Potter e cultura Pop.

A linha de pensamento do primeiro texto (HP vai chutar sua bunda) é que nos próximos 20 anos a série do menino bruxo vai ser tão importante para a cultura pop que vai ser impossível entender diversas referências feitas à história sem ter lido os livros ou ao menos visto os filmes.

O segundo texto (Não, HP não vai chutar a sua bunda) fala estamos em um momento de inclusão cultural onde os pequenos grupos não se isolam mais, pelo contrário interagem entre si.

Adorei os dois textos, mas, pra mim, só faltou uma conclusão natural da junção das duas ideias: em 20 anos todos - mesmo aqueles que nunca pegaram em um livro ou viram um filme do Harry Potter - vão saber quem é o bruxinho e qual é a sua história basica pois isso vai fazer parte disso que chamamos de cultura pop.

As referências ao HP vão ser sim muito fortes nos anos que virão, pois as pessoas que escreverão filmes, livros, HQ´s e músicas cresceram lendo isso, mas, isso não excluirá ninguém. Muito pelo contrário. Em cada pequeno nicho poderá se se infiltrar uma referência ao bruxo e as pessoas daquele grupo vão descobrindo que aquela citação pertence aquele livro que conta aquela história. Não vão saber tudo nos mínimos detalhes, óbvio que não, mas vão saber o suficiente sobre a série sem nunca ter passado perto do original.

Posso dar um exemplo pessoal de como funciona esse mecanismo. Eu nunca vi nenhum episódio de Star Trek, nenhum filme, nada. Contudo, devido as referências cruzadas as milhares de citações da série em outros filmes, quadrinhos e seriados eu sei o básico sobre os personagens e a história. Tanto que quando fui ver o novo filme e reconheci os personagens, percebi as coisas fora de lugar e adorei a história (vale uma ressalva que o filme é bem amigável para não inciados, em breve vamos fazer um texto sobre ele no site)

2 comentários:

Amalio Damas disse...

Acho vinte anos muito pouco, quero saber é daqui a cem, duzentos anos. Aí sim a história terá noção (e nós não estaremos aqui pra ver) quem serão Shakeaspere, Platão, Monett, Mozart, Molliere, etc, dos séculos vindouros.

VELOSO disse...

MUITOBOM SEU BLOG GOSTEI MESMO !
VENHA REVIRAR MEU BAÚ,VALEU1