quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dedé volta para a Globo

Sei que não tem nada a ver com quadrinhos*, mas eu passei a manhã pesquisando o tema e leando entrevistas então tenho que pelo menos postar aqui no blog. Não sei se temos algum leitor jovem de mais a ponto de não lembrar dos Trapalhões, mas vai que seja o seu caso, então não custa explicar.

Eles eram um grupo de comediantes na linha do humor físico/pastelão, uma espécie de palhaços para a televisão. Formados por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias ficaram muito famosos no final dos anos 70 e durante toda a década de 80 quando tiveram um programa na Rede Globo e fizeram vários filmes. Aliás, por um tempo o cinema nacional só conseguia chamar a atenção das crianças com os filmes dessa turma.

Em 1990 Zacarias morreu e o programa ficou a deriva, mudando constantemente de formato. Para dar uma idéia ele chegou a ter histórias em Hotel e uma agência de detetives (a Agência Trapa Tudo). Essa fase do programa durou apenas quatro anos, pois em 94 Mussum faleceu e a o grupo deixou de existir.

Após isso a Globo exibiu reprises dos Trapalhões por algum tempo e só seis anos depois trouxe de volta Renato Aragão, o Didi, mas sem seu parceiro Dedé. Por muito tempo se especulou sobre a briga dos dois, algo que tinha até um precedente pois em 83 quase ouve um racha entre Didi e o restante do grupo.

As declarações dos dois artistas sempre foram muito contraditórias, ora dizem que apesar de não terem mais a mesma amizade de antigamente ainda são amigos, ora Dedé dizia não entender porque Didi não o procurou para um novo programa, mas isso são águas passadas.

Muito tempo depois disso parece que Didi começou a articular com a direção da Globo a volta do Dedé, mas eles eram extremamente resistentes alegando que queriam fugir de uma certo clima de nostalgia que o retorno da dupla poderia causar.

No fim, a Globo cedeu (ou pelo menos viu que seria mais lucrativo ter o Dedé de volta) e Dedé será o novo integrante do programa Turma do Didi, já a partir desse domingo. Aliás o Didi prometeu um especial para a volta da dupla nessa edição do programa.

Enquanto domingo nao chega, separei um vídeo do You Tube com os Trapalhões interpretando Super-Heróis (quem quiser, dá para passar o dia todo no you tube revendo os personagens de tantos vídeos que tem.



(Impagável o Robin Desbotado e o Homem-Aranha de Capa)


*Se isso não foi o suficiente para ligar o tema com quadrinhos nosso amigo Marcus Ramone lembrou que existiu o gibi dos Trapalhões uns anos atrás.

Um comentário:

Amalio Damas disse...

Os Trapalhões eram demais! Ouso afirmar que nunca houve na TV, um humor tão expontâneo quanto o deles. Hoje seria impossível os textos que os Trapalhões improvisavam, muito mais por conta do Didi, porque eram racistas, homofóbicos e totalmente politicamente incorretos. O programa do Tom já começou a ter problemas com associações contra racismo, de GLS e outras mais. Porém, conheço poucas pessoas que tivessem se "inspirado" nas atitudes dos quatro, para ofender outras pessoas, tudo era tão pastelão que você não conseguia levar a sério. Quanto ao gibi, eu cheguei a ter uma edição que satirizava o Robocop, que na verdade era Didicop. Duas constatações necessárias, a primeira é que sinto saudades das noites de domingo com os quatro, que tinham uma química perfeita e segunda é que estou ficando velho, hahahahahaha!!