terça-feira, 11 de março de 2008

Estamos vendo: O Passado



O último filme do diretor Hector Babenco, estrelado por Gael García Bernal, parte da seguinte premissa: "A separação também pode ser parte de uma história de amor". A história mostra o desenrolar das vidas do casal Rimini e Sofia, juntos desde a adolescência e com um casamento de 12 anos, depois que decidem se separar.

Depois de passarem quase toda vida juntos, cada um percebe que sem o outro não é nada, que não há lembrança que não fosse dividida com o parceiro. Na hora de seguir em frente, Rimini e Sofia se comportam de maneiras diferentes. Ela mantém a postura de melhor amiga dele, cuidando de tudo para que ele viva bem, encontrando um apartamento a seu gosto, dividindo os pertences do casal e buscando manter contato como amigos.


Rimini, por sua vez, tenta esquecer. Não retorna as ligações e se comporta de maneira fria. A tensão que se cria entre os dois se materializa numa caixa com a metade fotos do casal que caberia a Rimini na separação e ele se nega a buscar. Com o passar do tempo, os dois vão sendo destruídos por seus fantamas. Rimini passa a sofrer com perdas de memória e esquece os idiomas que traduz. Já Sofia, em sua busca por manter vivo o passado, começa a fantasiar de forma perigosa.


O Passado
é baseado no romance homônimo do escritor argentino Alan Pauls, publicado no Brasil pela editora Casac Naify. Ainda estou aguardando para ler o livro (que é volumoso), mas o filme mostrou um grande valor.

Nenhum comentário: