quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Finados



É meio mórbido eu sei... mas se Finados merece um feriado e tudo mais, porque não um post sobre isso.

Antes de mais nada, dêem uma olhada no nosso Top Pop Duro de Matar, em homenagem aqueles que não querem ser celebrados nesse depois.

Aproveitando o tema, alguém mais viu a notícia que cantor Roberto Müller (quem?... sei lá...) está processando o estado do Piauí por ter lançado uma livro didático que o dá como morto desde de jovem... o coitado já está com 70 anos.

Esse cantor piauiense aparentemente se tornou um sucesso nacional com a música "Entre Espumas" (alguém se lembra?) em 1963 e continua vivo, gravando discos (50 lp´s e 18 cd´s) e fazendo shows.

Contudo os escritores do tal livro na gana de achar um talento verdadeiramente regional com projeção nacional, puxaram do baú da memória o tal Roberto Müller, mas não tiveram a decência de fazer uma pesquisa decente, provavelmente se limitaram ao google, que não disse que o sujeito estava vivo, então, antes de dizer que o sucesso não durou, preferiram matar o cara...

Sabe, pode parecer uma besteira, mas o tal Roberto está muito certo em processá-los. O livro é um registro e ter algo, distribuído e de qualidade atestada pela Secretaria de Educação do estado de Piauí, com um erro grave desses é sério.

Se os pesquisadores fossem punidos mais vezes por não fazerem seu trabalho direito provavelmente não teríamos problemas como a tal debate entre a originalidade ou não do texto do livro recentemente lançado pela Via Lettera sobre a Ebal.

Se as pessoas fossem penalizadas por seus atos, provavelmente pensariam duas vezes antes de plagiar, desinformar ou não checar os fatos. E, no caso de erros (nós mesmos cometemos vários por aqui) sempre é necessário, no mínimo, admitir e reparar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ol� Li BighHatBoy e sua resenha, e devo concordar com voc� que lixo aquilo!
Justo a Conrad, que publica maravilhas dos quadrinhos internacionais.
Esse � o problema das HQs do Brasil. Tem gente que acha que s�o ruins. Mas n�o: apenas as editoras que n�o sabem apostar na coisa certa.

Talvez eu nem devesse falar mal, j� que ganhei de gra�a! XDD
Mas acho que voc� entende, n�?
Obrigado mesmo assim!! Mesmo porque, apesar de j� esperar que fosse ruim assim, caso eu visse alguma promo�o, compraria s� pra poder ler e falar mal!

Unknown disse...

Realmente é ruim... deu até dó de você ... mas fazer o que.
uem sabe você tem sorte e ganha o reino sombrio.